quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Como ligar o rewriter do apache em um alias

Trabalhando com Zend, surgiu a necessidade de configurar varios aliases para diversas pastas do sistema zend, pois eu tinha uma pasta de teste, outra de produção e etc.

Eu poderia fazer por virtualhost, mas é complicado, pois eu teria que acessar cada um com um IP, e isso daria mais trabalho.

Fucei fucei, até que consegui a solução.


Eu uso o Ubuntu server, os arquivos de configuração do apache fica em /etc/apache2

Dentro desse, existe o diretório "conf.d", lá dentro eu criei um arquivo para adicionar novos aliases ao apache.

O arquivo que criei foi zend.conf, e está desse jeito


Alias /teste /home/usuario/teste/public/

<Directory /home/usuario/teste/public/ >
Options Indexes FollowSymLinks MultiViews
AllowOverride all
Order allow,deny
allow from all
</Directory>


Assim ele está mapeando o diretório /home/usuario/teste/public/ onde vamos ter um .htaccess para fazer o trabalho do rewriter do Zend.


RewriteEngine on
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f
RewriteRule !\.(js|ico|gif|jpg|png|css)$ /teste/index.php


Percebeu que o .htaccess está direcionando para o index.php? simples né?

Se não entendeu alguma coisa, faça um comentário.

ps.: Não esqueça de reiniciar o apache!

Nenhum comentário:

Postar um comentário